Encerramento e percepção do componente curricular.

Ao longo de todo o quadrimestre, o componente curricular Relações Sociais e Políticas na Contemporaneidade, contou com muitas dinâmicas em sala, propostas pelo Professor Doutor Joel Pereira Felipe. Para além da discussão síncrona, protagonizada pelos estudantes e mediada pelo professor, dos textos teóricos profundamente abordados, o componente foi recheado de dinâmicas em sala que complementaram os estudos de forma mais leve e lúdica.

Considerando o atual contexto pandêmico, as aulas foram ministradas na modalidade remota, com aulas síncronas no Google Meet. Mas ao contrário da percepção geral sobre aulas virtuais serem cansativas e tediosas, o uso de atividades em grupo, lusas interativas (Jambord) e quis virtual (Quizlet) foi uma prova de que aulas virtuais podem ser mais interativas e dinâmicas.

Além das tecnologias pedagógicas alternativas e dos textos teóricos lidos, o componente contou com excelentes vídeos complementares. Entre eles, cabe citar o filme o Show de Truman e o episódio Nosedive (da série Black Mirror), que ilustraram as críticas de Guy Debord acerca da espetacularização do homem na sociedade contemporânea.

Por último, e não menos importante, é necessário citar o vídeo A urgência da interseccionalidade, em que Kimberle Crenshaw discorre com exemplos fortes o tema da interseccionalidade sobre a perspectiva da mulher negra. Interseccionalidade é título do livro de Carla Akotirene, disponibilizado e debatido como leitura obrigatória (e essencial, diga-se de passagem) no componente.


Comentários

  1. Que bom, Sophia, que as aulas do CC mostraram que o modo ON LINE de aulas não está fadado a ser ensino de baixa qualidade. Com a compreensão e esforço coletivo, professores e estudantes conseguem transformar recursos limitados em ilimitadas possibilidades de aprender e ensinar mutuamente. 1 abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário