Encerramento e percepção do componente curricular.
Ao
longo de todo o quadrimestre, o componente curricular Relações Sociais e
Políticas na Contemporaneidade, contou com muitas dinâmicas em sala, propostas
pelo Professor Doutor Joel Pereira Felipe. Para além
da discussão síncrona, protagonizada pelos estudantes e mediada pelo professor,
dos textos teóricos profundamente abordados, o componente foi recheado de
dinâmicas em sala que complementaram os estudos de forma mais leve e lúdica.
Considerando
o atual contexto pandêmico, as aulas foram ministradas na modalidade remota,
com aulas síncronas no Google Meet. Mas ao contrário da percepção geral sobre
aulas virtuais serem cansativas e tediosas, o uso de atividades em grupo, lusas
interativas (Jambord) e quis virtual (Quizlet) foi uma prova de que aulas
virtuais podem ser mais interativas e dinâmicas.
Além das
tecnologias pedagógicas alternativas e dos textos teóricos lidos, o componente
contou com excelentes vídeos complementares. Entre eles, cabe citar o filme o
Show de Truman e o episódio Nosedive (da série Black Mirror), que
ilustraram as críticas de Guy Debord acerca da espetacularização do homem na
sociedade contemporânea.
Por último,
e não menos importante, é necessário citar o vídeo A urgência da
interseccionalidade, em que Kimberle Crenshaw discorre com exemplos fortes o
tema da interseccionalidade sobre a perspectiva da mulher negra. Interseccionalidade
é título do livro de Carla Akotirene, disponibilizado e debatido como leitura
obrigatória (e essencial, diga-se de passagem) no componente.
Que bom, Sophia, que as aulas do CC mostraram que o modo ON LINE de aulas não está fadado a ser ensino de baixa qualidade. Com a compreensão e esforço coletivo, professores e estudantes conseguem transformar recursos limitados em ilimitadas possibilidades de aprender e ensinar mutuamente. 1 abraço.
ResponderExcluir